Informação sobre o curso

Todas as edições do curso

  • Início 04/02/2022
  • Duração50.0 horas
  • Local de FormaçãoVG Sala Virtual N001
  • Tipo de FormaçãoA Distância
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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Área de Formação

    Hotelaria e Restauração

  • Referencial de Formação

    Empregado de Mesa

  • Objectivos Específicos

    • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
    • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
    • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
    • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
    • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
    • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
    • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
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  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
        • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
        • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
        • Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • Os produtos ou serviços
        • O local, as instalações e os equipamentos
        • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • Os meios de promoção e os clientes
        • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
    • Análise de experiências de criação de negócios
      • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
        • Por setor de atividade/mercado
        • Por negócio
      • Modelos de negócio
        • Benchmarking
        • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
        • Parceria de outsourcing
        • Franchising
        • Estruturação de raiz
        • Outras modalidades
    • Definição do negócio e do target
      • Definição sumária do negócio
      • Descrição sumária das atividades
      • Target a atingir
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
      • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
      • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
      • Banca, apoios privados e capitais próprios
      • Parcerias
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
      • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
      • Análise crítica do mercado
        • Estudos de mercado
        • Segmentação de mercado
      • Análise crítica do negócio e/ou produto
        • Vantagens e desvantagens
        • Mercado e concorrência
        • Potencial de desenvolvimento
        • Instalação de arranque
      • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    • Tipos de negócio
      • Natureza e constituição jurídica do negócio
        • Atividade liberal
        • Empresário em nome individual
        • Sociedade por quotas
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
      • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
      • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Nuno Cardoso

    • Nuno Miguel Mendes Cardoso (N.1980). Coordenador de formação e Gestor de formação desde 2013. Formador desde 2010 com mais de 10.000h de formação. Leciona as temáticas de: Comunicação; Gestão de conflitos, Gestão de Equipas, Cidadania, Comportamentos de risco, Vendas, Atendimento presencial e vendas, Merchandising.


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