Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Área de Formação

    Segurança e Higiene no Trabalho

  • Referencial de Formação

    Técnico/a de Segurança no Trabalho

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Relacionamento interpessoal
      • Principais interlocutores:
        • Internos
          • Marketing
          • Vendas
          • Produção
          • Finanças
          • Investigação & Desenvolvimento
        • Externos
          • Clientes
          • Fornecedores
          • Transportadores
      • Factores pessoais
        • Auto estima e afiliação
        • Motivação
        • Realização pessoal e profissional
      • Factores organizacionais
        • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
        • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
        • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
      • Factores relacionais
        • Rigor / objectividade
        • Eficácia e assertividade
        • Empatia e disponibilidade
        • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
        • Recolher contributos das entidades envolvidas
        • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
    • Comunicação escrita e oral
      • Conteúdos e língua
      • Linguagem corporal
      • Estilos de linguagem
      • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
      • Clara seleção e identificação dos destinatários
      • Escolha do formato a utilizar
      • Formas de arquivo

  • Avaliação

    1- A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

    B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

    C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

    D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

    2- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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