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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Técnico/a de Ação Educativa

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
  • Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
    • Principais características
    • Individualização e diferenciação pedagógica
    • Probabilidade da transferência das aprendizagens
    • Aprendizagem em tempo útil e com significado ao longo da vida
  • Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
    • Intervenção pedagógica com crianças e jovens considerando
    • Estratégias
    • Capacidades, expetativas e necessidades
    • Ambientes naturais
    • Competências que precisa de adquirir/desenvolver para realizar as atividades
  • Qualidade de vida
    • Conceito de qualidade de vida
    • Indicadores e dimensões
    • Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida
    • Participação ativa da família
  • Comunicação aumentativa e alternativa
    • Comunicação aumentativa
    • Comunicação alternativa
    • Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
      • Sistemas de símbolos
    • Produtos de apoio à comunicação
      • Baixo desenvolvimento tecnológico
      • Elevado desenvolvimento tecnológico
  • Mobilidade, manipulação e acessibilidades
      • Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
      • Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
      • Acessibilidade física e digital

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.