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Condições de Inscrição

  • Intervenção precoce
    • Definição
    • Destinatários
    • Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
      • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
      • Organização e competências
      • Critérios de elegibilidade e encaminhamento
      • Metodologia de intervenção dos organismos competentes
      • Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
    • Problemas de desenvolvimento
      • Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
    • Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
    • Cuidados a prestar à criança
    • Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
  • Reconhecer a importância da articulação entre as Equipas Locais de Intervenção e a família.
  • Caracterizar o modelo de intervenção e sua articulação com os vários subsistemas.
  • Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Intervenção precoce
    • Definição
    • Destinatários
    • Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
      • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
      • Organização e competências
      • Critérios de elegibilidade e encaminhamento
      • Metodologia de intervenção dos organismos competentes
      • Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
    • Problemas de desenvolvimento
      • Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
    • Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
    • Cuidados a prestar à criança
    • Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 761_09186 - Modelos Familiares e Formas de Parentalidade

  • 761_09633 - Enquadramento Legal na Proteção de Crianças e Jovens

  • 761_09634 - Respostas Sociais e Educativas para Crianças e Jovens