Este site utiliza
cookies
. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa
Política de Cookies.
Fechar
Menu
LOGIN
Home
Catálogo
Área Pessoal
Cursos
Menu Lateral
341_00372- Comércio- Evolução e modelos organizacionais
Duração e Módulos
1 módulos | 25.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso
341_00372- Comércio- Evolução e modelos organizacionais
Manifestar interesse
Pedir contacto
Condições de Inscrição
Requisitos necessários para se poder inscrever:
Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
Documentos necessário para a inscrição:
Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
Certificado Habilitações
Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
IBAN – Documento bancário com o nome do formando
Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
Área de Formação
Comércio
Referencial de Formação
Técnico/a Comercial
Observações
A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
Objectivos Específicos
Sistematizar os factos fundamentais da evolução histórica do setor do comércio, analisando as suas tendências.
Identificar os principais modelos organizacionais das empresas comerciais.
Metodologia
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
Conteúdos Programáticos
Setor do comércio
História do comércio
Caracterização do setor do comércio
Atualidade
Tendências de evolução
Modelos organizacionais
Modelos organizacionais das empresas do setor do comércio
Estruturas
Estratégias
Mercados
Avaliação
A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.