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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Comércio

Referencial de Formação

Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar os conceitos e princípios gerais do marketing.
  • Reconhecer a terminologia relacionada com marketing.
  • Identificar os conceitos e princípios do e-marketing.
  • Identificar e analisar as principais variáveis do e-marketing-mix.
  • Explicar as etapas e os pressupostos para a elaboração de um plano de e-marketing.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Marketing – princípios gerais
    • Conceitos básicos
    • Terminologia de marketing
    • Marketing estratégico
    • Marketing operacional
    • Evolução histórica
    • Mercados - categorização, evolução e variáveis
      • Os clientes - segmentação
      • Estudos de mercado - objetivos e técnicas
  • Marketing – principais variáveis
    • Teoria dos 4 P do marketing
      • Produto
      • Preço
      • Distribuição
      • Comunicação
    • Valor do produto, preço e preço psicológico
  • Plano de marketing
    • Principais necessidades de um plano de marketing
      • Avaliar a situação do mercado e do meio
      • Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
      • Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações corretivas
    • Operacionalização do plano de marketing
    • Etapas do desenvolvimento do plano operacional de Marketing
      • Etapa 1 - análise da situação interna e externa
      • Etapa 2 - definição dos objetivos do plano
      • Etapa 3 - definição da estratégia de marketing mix
      • Etapa 4 - afetação de recursos para a operacionalização do plano
      • Etapa 5 - estabelecimento do plano de ação
      • Etapa 6 - concretização do plano de ação
      • Etapa 7 - controlo das ações desencadeadas
  • Marketing digital
    • Evolução histórica
    • Conceitos básicos
    • Comportamento dos e-consumidores
    • Principais estratégias do marketing digital
    • Integração do marketing mix digital no marketing convencional
  • Marketing nas redes sociais
    • Conceitos básicos
    • As redes sociais enquanto estratégia de marketing
    • Vantagens e potencialidades
    • Ferramentas de análise e gestão

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 341_00392 - Comércio Eletrónico e E-business

  • 341_09214 - Marketing Digital

  • 840_05662 - Introdução à Gestão Comercial e Marketing