Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias0
  • Formandos previstos16
  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Objectivo Geral

    Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.

    Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.

    Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.

    Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.

  • Objectivos Específicos

    No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

    Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança e identificar os fatores condicionantes do seu desenvolvimento na faixa etária dos 0-3 anos.

    Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento e reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos

    Desenvolvimento físico e psicomotor
    Desenvolvimento cognitivo
    Desenvolvimento da linguagem
    Desenvolvimento sócio afetivo
    Vinculação: a criança e o adulto de referência
    Primeiros comportamentos sociais
    Segurança afetiva
    Curiosidade e ímpeto exploratório
    Autoestima

    Fatores condicionantes do desenvolvimento da criança

    Problemas de desenvolvimento: sinais de alerta

    Crianças com alterações nas funções ou estruturas do corpo ou com risco grave de atraso de desenvolvimento

  • Avaliação

    1) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

    B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

    C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

    D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

    2) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

  • Formador(es)


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