Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias4
  • Formandos previstos16
  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Objectivo Geral

    Operar com o computador.

    Navegar na internet.

    Gerir uma caixa de correio eletrónica.

    Interagir através de plataformas.

    Proteger a identidade, privacidade e os dados pessoais em ambientes digitais.

  • Objectivos Específicos

    No final da formação o formando deverá:
    Operar com o computador e Navegar na internet.
    Saber gerir uma caixa de correio eletrónica.
    Interagir através de plataformas.
    Identificar normas de proteção de dados e aplica-las.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Utilização do computador

    Barra de tarefas
    Noção de ícone
    Menu Iniciar
    Programas
    Pastas e ficheiros

    Navegação digital

    Browser
    Pesquisa e filtro de informação
    Análise de informação filtrada
    Armazenagem e recuperação da informação

    Plataformas digitais

    Gestão da identidade digital em diversas plataformas (ex: e-mail, passaporte qualifica, etc.)
    Interação através de plataformas digitais
    Partilha de informação e conteúdo
    Colaboração através de tecnologias digitais

    Segurança e privacidade

    Proteção dos dados pessoais

  • Avaliação

    1) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

    B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

    C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

    D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

    2) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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