Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração50.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias0
  • Formandos previstos0
  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Objectivo Geral

    Reconhecer a importância das artes visuais para o desenvolvimento global.

    Identificar os conceitos básicos da comunicação no âmbito das artes visuais.

    Reconhecer processos que conduzam à aprendizagem do olhar e do ver.

    Identificar diferentes géneros e estilos no âmbito das artes visuais.

    Intervir em diferentes universos visuais.

    Colaborar na organização de atividades de artes visuais.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    A importância das artes visuais para o desenvolvimento global

    As artes visuais enquanto forma de conhecimento
    A interdependência entre os processos de: olhar, ver ,dialogar e pensar

    Dimensões da educação artística:

    Fruição/Contemplação:Desenvolvimento das capacidades de apreensão e interpretação dos universos visuais em diferentes contextos:fisico e digital
    Interpretação/Reflexão: apreciação estética e artística: a expressividade e a intencionalidade
    Experimentação/Criação
    Experimentação de conceitos das artes visuais com recurso a técnicas e materiais

    Conceitos de artes visuais:

    Cor
    Forma
    Textura
    Ritmo
    Movimento
    Linha
    Espaço

    Generos e estilos nas artes visuais

    Antiga
    Moderna
    Contemporânea
    Efémera
    Land art
    Instalação
    Arte urbana
    Video arte

    Atividades de artes visuais

    Organização e planeamento

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

Manifestar interesse Pedir contacto