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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo.
  • Avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro ou identificar fatores de incerteza no rendimento e na despesa.
  • Distinguir entre objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo.
  • Utilizar a conta de depósito à ordem e os meios de pagamento.
  • Distinguir entre despesas fixas e variáveis e entre despesas necessárias e supérfluas.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Orçamento familiar
    • Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas
    • Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social
    • Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido
    • Tipos de despesas
    • Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos)
    • Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação)
    • Despesas variáveis não prioritárias
    • A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas
  • Planeamento do orçamento
    • Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo
    • Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo
    • A poupança
  • Fatores de incerteza
    • No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção)
    • Nas despesas (e.g. doença, acidente)
  • Precaução
    • Constituição de um 'fundo de emergência' para fazer face a imprevistos
    • Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde)
  • Conta de depósitos à ordem
    • Abertura da conta à ordem: elementos de identificação
    • Tipo de conta: individual, solidária e conjunta
    • Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado
    • Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem
    • Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem
    • Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos
  • Meios de pagamento
    • Notas e moedas
    • Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso
    • Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento
    • Transferências interbancárias
    • Cartões de débito
    • Cartões de crédito

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 862_00350 - Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva

  • 862_04659 - Criatividade e Resolução de Problemas